quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Paz, harmonia e algumas fotos.

Na penúltima semana do ano fui fazer uma trilha na Cachoeira do Rio do ouro a fim de realizar umas fotos na famosa cachoeira do Véu da Noiva e também fotografar algumas aves , apesar do tempo abafado e quente a parte alta da trilha estava nublado, e notei que o tempo começava a virar, passando o portal da antiga Fabrica  de tecidos comecei a subida em uma estrada que leva ate a represa da CEDAE, alguns metros a frente notei um tronco de uma árvore com um pequeno orifício, desconfiei que fosse um ninho de pica pau, parei e fiquei aguardando para saber se aquele suposto ninho estava habitado, na espera vi uma movimentação de um casal de bem-te-vi-rajado (Myiodynastes maculatus) que vocalizava em uma árvore próxima, um dos indivíduos voou para uma cerca ao meu lado onde consegui realizar apenas uma, foto pois logo em seguida ele voltou para arvore e não mais o vi.

bem-te-vi-rajado (Myiodynastes maculatus)

Escutei algumas batidas na madeira e quando olhei havia um picapauzinho-de-testa-pintada (Veniliornis maculifrons)  cavando mais o buraco, ficou ali por alguns minutos entrou no buraco ficou um tempinho e depois foi embora, fiquei por um tempo esperando ele voltar e nada, decidi tentar novamente na volta da trilha e assim esperar mais um pouco e melhorar o registro.
 
picapauzinho-de-testa-pintada (Veniliornis maculifrons)

picapauzinho-de-testa-pintada (Veniliornis maculifrons)
Continuei subindo a trilha e cheguei na represa da CEDAE, passei o portão que separa a represa e subi a direita seguindo a trilha que chega a cachoeira do véu da Noiva, no caminho ouvia a todo instante as vocalizações da juruviara (Vireo olivaceus) parei por um instante para aproveitar e descansar a subida e a observei entre as folhagens  caçando alguns insetos e catando algumas frutinhas, foi uma maravilha entrava e saia por entre as folhas, levei uma pequena canseira para tentar uma foto, mais enfim, consegui uma boa dela vocalizando, super linda! No mesmo local consegui fotografar um jovem de rendeira e um Sanhaçu cinzento que também comiam algumas frutinhas...

juruviara (Vireo olivaceus)
rendeira (Manacus manacus)

sanhaçu-cinzento (Tangara sayaca)

Seguindo a trilha cheguei em uma ponte de madeira que cruzava a cachoeira, fiz algumas fotinhas da ponte e da linda cachoeira, um lugar encantador com muita paz, aproveitei para apreciar um pouco a natureza e aproveitar aquele momento impar de silêncio, apenas o som das águas, das aves e ao fundo a vocalização do gavião-bombachinha (Harpagus diodon).....



Enquanto observava aquela natureza maravilhosa escutei a vocalização do gavião-bombachinha (Harpagus diodon), fiquei procurando e o encontrei pousado no alto de um tronco seco, o tempo já estava começando a ficar nublado e a esfriar, fiz uma foto de registro e tentei chegar mais perto dele, subi a trilha mais a frente havia uma bifurcação que caia para a cachoeira, entrei nesta trilha e desci na cachoeira onde consegui sair embaixo da arvore onde o gavião estava pousado,  fui um pouco mais a frente pulando as pedras e por dentro da cachoeira quando enfim pude encontra-lo no mesmo local parado, creio eu que ele estaria com um ninho por ali perto mais não consegui achar....
 

gavião-bombachinha (Harpagus diodon) visto da ponte

gavião-bombachinha (Harpagus diodon)


O tempo começou a mudar e já sentia alguns pingos então tive que retornar, na volta dei uma passadinha no tronco onde havia encontrado o picapauzinho-de-testa-pintada, para ver se ele ainda estava pelo local, fiquei esperando e nada, porém no galho ao lado pousou uma peitica (Empidonomus varius) antes pensei que fosse um bem-te-vi-pirata (Legatus leucophaius), mais coma  ajuda dos amigos do wikiaves me deram a identificação correta.

peitica (Empidonomus varius)
No momento em que fotografava o peitica algo laranja passou em minha frente e pousou em uma arvore atrás de mim, fiquei procurando e não o encontrava ate que ouvi a vocalização muito perto, estava em um galho a minha frente e logo identifiquei, era o capitão-de-saíra (Attila rufus), registro inédito para Magé e lifer para mim e que para minha surpresa estava com uma lagartixa no bico, acredito eu que estava para levar para o ninho pois a fêmea estava próxima e também vocalizava bastante ali perto.


capitão-de-saíra (Attila rufus)

capitão-de-saíra (Attila rufus)

capitão-de-saíra (Attila rufus)

Super feliz com este registro ainda fechei a manha com chave de ouro pois notava um pequeno beija flor rodando pela área, fui seguindo e tentei fotografa-lo ate que ele parou e pousou era tão pequenino, na hora pensei que fosse uma fêmea de estrelinha-ametista (Calliphlox amethystina) mais novamente meus amigos do wikiaves identificarão sendo a fêmea de topetinho-vermelho (Lophornis magnificus) , outro lifer para mim e mais um registro para Magé...

topetinho-vermelho (Lophornis magnificus)

topetinho-vermelho (Lophornis magnificus)

Aquela manhã foi maravilhosa, pois tive um momento de paz e harmonia, aquele tempo que estive sozinho no meio da mata atlântica escutando o barulho da cachoeira junto com o canto dos pássaros foi um momento único ao qual aproveitei cada minuto e contemplando a natureza a criação de Deus, recomendo a todos fazer a mesma coisa, tirar um final de semana para refletir e contemplar em meio a natureza, encontre um local calmo com muito e verde esvazie sua mente e reflita, e uma higiene mental maravilhosa....



Obrigado a todos e até a próxima passarinhada...



4 comentários:

Unknown disse...

Muito bom, Paulo

belas imagens do capitão-de-saíra e uma inveja danada por não poder estar com vc nesta jornada. Mas deus está vendo...Um dia eu chego lá.

abs.
guimas

Juli disse...

Lindo post. Que bonito o capitão de saíra!

Anônimo disse...

Thanks for the strategies you are giving on this site. Another thing I would really like to say is the fact getting hold of some copies of your credit report in order to look at accuracy of each detail would be the first step you have to accomplish in credit score improvement. You are looking to freshen your credit profile from detrimental details errors that ruin your credit score.
Hodehedeabery

Anônimo disse...

Wow that was unusual. I just wrote an very long comment but after I clicked submit my comment didn't show up. Grrrr... well I'm not writing all that over again. Anyhow, just wanted to say superb blog!
ChinnySmoni