quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Um dia de surpresas

Depois de ter passado a semana mais quente do ano, aproximou-se uma frente fria mudando o fim de semana  chuvoso e mais fresquinho, sábado bastante nublado com uma chuvinha fina, decidi ficar em casa e esperar para ver se no domingo o tempo firmava. No domingo perdi um pouco a hora acordei quase às nove da manhã, olhei o tempo e percebi que continuava um pouco nublado porém sol aparecia um pouco tímido por detrás das nuvens, então decidi ir passarinhar assim mesmo sozinho desta vez, (pois o Filipe Leivas estava um pouco ocupado e não poderia me acompanhar, só sei que ele perdeu muitos registros interessantes hehehe) fui novamente a Cachoeira Grande para tentar registrar o saci (Tapera naevia) espécie que no local e possível ouvir bastante suas vocalizações, porém muito difícil de ver, o apelidei carinhosamente de “o fantasma de Magé”...



Cheguei a Cachoeira grande as dez e pouca da manhã, o sol aparecia e desaparecia nas nuvens, porém o tempo firme na parte da manhã sem chuva porém um pouco nublado iria me proporcionar uma boa luz e bastantes registros interessantes. No começo da estrada pude ouvir os japacanim (Donacobius atricapilla) vocalizar bastante, fiquei animado, pois já estava atrás desta espécie para a região já tinha um bom tempo, foi demais, quando coloquei o playback apareceram 4 indivíduos bem pertinho de mim, e começaram a fazer o típico display ao cantar, gastei um bom tempo ali observando e fotografando...

 japacanim (Donacobius atricapilla)

japacanim (Donacobius atricapilla)

 japacanim (Donacobius atricapilla)

  japacanim (Donacobius atricapilla)


Ao fim da “sessão de fotos” com os japacanins ouvi o pia-cobra (Geothlypis aequinoctialis) a vocalizar bastante em uma árvore, ele não me deu as caras, mais com muitas doses de paciência ele enfim saiu para um galho contra a luz, e depois sumiu, acabei levando uma canseira dele mais fica o registro.


pia-cobra (Geothlypis aequinoctialis)


Enfim, ouço o canto do Saci, do outro lado da estrada, porém muito distante, tive que dar a volta para poder conseguir um bom registro. Pelo caminho pude observar um casal de saí-azul (Dacnis cayana), que passaram  rapidamente por mim,o macho por alguns segundos seguido pela fêmea parou em um galho limpo e em seguida sumiu, haviam alguns anu-preto (Crotophaga ani) que estavam descansando em cima de umas redes que protegia os lagos de criação de peixes ornamentais, tentei fazer algumas fotos deles voando mais eles sempre saíam para o lado contrario nunca para o lado que gostaria para poder fazer uma boa foto, mais eles pousado naquela rede me rendeu boas fotos com uma boa composição, também ouvi achoca-listrada (Thamnophilus palliatus), bastante comum no local e em toda a trilha e possível ouvir a sua vocalização e observa-la forrageando próximo ao solo.


saí-azul (Dacnis cayana)


 anu-preto (Crotophaga ani)



 choca-listrada (Thamnophilus palliatus)


Enquanto fotografava a choca ouvi novamente o Saci desta vez mais perto, rapidamente coloquei o playback e ele foi me respondendo e se aproximando, em uma árvore distante o avistei na copa cantando, continuei chamando para ver se ele se aproximava mais, porém, ele mudou de árvore e foi para uma embaúba muito próxima, depois de muito tempo atrás desta espécie enfim consegui melhorar a foto de registro, entretanto não ficou muito tempo e sumiu de vista...


 Saci (Tapera naevia) enfim o encontrei!! rs

 Saci (Tapera naevia)

Me recuperando da emoção de poder observar e ouvir esta espécie linda tão perto, ali perto observei uma fêmea linda de freirinha (Arundinicola leucocephala), empoleirada na cerca de arame farpado ficou ali parada olhando e caçando alguns insetos que voavam próxima a ela, interessante os rasantes que dava para capturar alguns mosquitos para se alimentar e voltava a pousar no mesmo lugar.

freirinha (Arundinicola leucocephala)

sabiá-do-campo (Mimus saturninus) Bônus pousado a poucos metros da Freirinha (A.Leucocephala)

De repente fui surpreendido por um vulto que saiu rapidamente de uma pequena árvore junto à trilha, foi maravilhoso presenciar o pica-pau-verde-barrado (Colaptes melanochloros) a quase 2 metros de mim paradão na ponta de um pedaço de madeira quebrado, ficou ali por vários minutos me deixando fotografar e até filmar (acompanhe no final da postagem), depois ele voou para um pequeno arbusto e começou a procurar alguns insetos bicando na madeira, fiz lindas e maravilhosas imagens desta linda espécie que até parecia um artista, com suas lindas cores.

pica-pau-verde-barrado (Colaptes melanochloros)


pica-pau-verde-barrado (Colaptes melanochloros) 

 pica-pau-verde-barrado (Colaptes melanochloros)


O dia para mim já estava ganho, tinha concluído os registros que há um tempo já estava atrás, e ainda fui premiado por aquele lindo pica-pau-verde-barrado, quando estava vindo embora e quase guardando o equipamento observei pousado ao pé da torre de eletricidade um casal, muito simpático de coruja-buraqueira (Athene cunicularia), tentei me aproximar e fui recebido com seus gritos de alerta, parei ali mesmo onde estava e não avancei para não incomoda-la, eram simplesmente lindas.

 coruja-buraqueira (Athene cunicularia)


Mais uma manhã maravilhosa, com registros maravilhosos, pois uma das melhores coisas na vida são as maravilhosas surpresas que nos reserva...

"Trame, planeje, calcule, postule, o quanto quiser. Sempre existirão surpresas à sua frente. Conte com isso!"

Acompanhe agora um vídeo que também realizei neste dia, obrigado a todos e até a próxima passarinhada.
  




6 comentários:

Flávio Pereira - Fotos & Fotos disse...

Excelente Paulinho, cada vez melhor.
Parabéns!!!

Juli disse...

Que lindas fotos e relatos. Gostei muito do teu blog. Vou falar para o Miguel Moreto adicionar nos blogs amigos. E obrigada por nós visitar no blog também!

Estes japacanim são belíssimos e estão na minha listas que aves que ainda quero conhecer!
Um abraço!Juli Mattos

Juli disse...

Parece que os japacanins estão dançando no vídeo!Muito bom!

Anônimo disse...

在你博客很多都是没见过的东西啊!收藏了

Anônimo disse...

I think other web site proprietors should take this site as an model, very clean and great user friendly style and design, as well as the content. You're an expert at this stuff!

Anônimo disse...

It appears to me that this web site doesnt load up on a Motorola Droid. Are other folks getting the exact same issue? I enjoy this blog and dont want to have to skip it whenever Im away from my computer.