sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Reserva Floresta do Pico com os Irmãos Mello.


Na minha segunda visita na Reserva Floresta do Pico em Santo Aleixo, agora acompanhado com os irmãos Daniel e Gabriel Mello e as primeiras damas Sonia e Maria foi muito proveitosa e cheio de grandes registros para a região,antes de chegarmos decidimos parar em algumas partes da estradinha que leva a Reserva, logo depois da porteira  já começamos a observas algumas espécies,  assanhadinho, juruva-verde, o canto do inhambuguaçu que pode ser escutado em toda a mata,  e também o joão-teneném (Synallaxis spixi)  o Gabriel conseguiu fazer uma gravação  da vocalização do bicho que vocalizava muito, me arrisquei em fazer um clique porem ele não deu muito as caras para gente, mais  no meio da brenha eis que surgiu bem rapidamente infelizmente contra a luz porem consegui fazer um bom registro fotografico.

                                  Gabriel Mello em Ação, gravando o joão-teneném.

   joão-teneném (Synallaxis spixi) - By: Gabriel Mello by Paulo Victor 30


                     joão-teneném (Synallaxis spixi) Por.PauloDias



  A paisagem linda e encantadora do local e a simpática recepção do casal Carlos e Tereza que sempre gentis nos recebem com carinho, aproveitamos  logo para fotografar em volta da pousada e registrar nossa passagem pelo lugar, a vista e maravilhosa nao resistimos...


             Da esquerda para a direita: PauloDias, Gabriel e Daniel Mello (ou vice-versa rs)



                  A mata que cerca a Reserva, cerca de 2.500.000m² de area particular. Foto: Daniel Mello.


         Vista da entrada da Reserva com o chalé, local onde avistamos varios grupos de T.surdus sobrevoando. Foto:Daniel M

       

Assim que chegamos perto do chalé o Daniel identificou um pequeno grupo de apuim-de-cauda-amarela (Touit surdus)   que voava e vocalizava bastante, ficamos muito animados pois o dia já começou muito bem com uma espécie muito rara e ameaçada de extinção e também considerada ameaçada em nível mundial, e que podemos avistar varias vezes voando na Reserva, o amigo  Bruno Rennó fotografou um individuo pousado, coisa que e muito difícil de conseguir, fiquei muito feliz por ter um registro fotográfico da espécie na região, valew Bruno!!

             apuim-de-cauda-amarela (Touit surdus)imagem cedida gentilmente por Bruno Rennó.


 avistamos também  o casal de  maria-preta-de-garganta-vermelha que e bem comum no local , estava fotografando um individuo quando o Daniel me gritou dizendo que avistou o gavião-pega-macaco, foi incrível avistei voando bem alto e escutamos a sua vocalização, em instantes logo depois também registramos o Gavião-pato, uau! dois lifers quase no mesmo momento, gueeeenta coração!!


            maria-preta-de-garganta-vermelha (Knipolegus nigerrimus)

                   Gavião-pato (Spizaetus melanoleucus)

                                               gavião-pega-macaco (Spizaetus tyrannus)


ainda perto do Chalé fizemos algumas gravações e fotos, registros bem  comuns mais que não existia na lista da cidade e do local, avistamos um bando misto de Tié-galo, saíra-galega, sairá-ferrugem o Gabriel conseguiu uma gravação muito boa do Tiê- galo, fiz algumas fotos também da andorinha-pequena-de-casa (Pygochelidon cyanoleuca) e do gibão-de-couro (Hirundinea ferruginea)


                                                 tiê-galo (Lanio cristatus)

   tiê-galo (Lanio cristatus) By: Gabriel Mello by Paulo Victor 30


           andorinha-pequena-de-casa (Pygochelidon cyanoleuca)

                 gibão-de-couro (Hirundinea ferruginea)


Logo depois fomos paras as trilhas internas que são muito boas, a primeira que fizemos foi a da represa onde tentei melhorar a foto do vissiá (Rhytipterna simplex), jogamos o playback e logo o o bicho apareceu , ficou meio acanhado nas copas das arvores, mais deu para fazer um registro bacana, ouvi o chamado da rendeira (manacus manacus), aproveitei para melhorar o registro da espécie, e de longe ouvimos o canto da tovaca-cantadora (Chamaeza meruloides).


                 vissiá (Rhytipterna simplex)

             rendeira (manacus manacus)


Deu a hora do almoço, e famintos fomos almoçar  uma maravilhosa comida caseira super deliciosa... Esta sempre e a melhor parte, uma delicia!!
Descansamos um pouco e fomos logo para as trilhas agora a trilha maior que leva ao alto da ventania, que ainda vamos nomea-la, nas trilhas podemos observar vários bandinhos mistos e varias outras espécies:
 bico-virado-miúdo, ferro-velho, rabo-branco-de-garganta-rajada, beija-flor-rajado, picapauzinho-de-testa-pintada, saíra-militar, limpa-folha-coroado, limpa-folha-miúdo, choquinha-cinzenta, zidedê, chorozinho-de-asa-vermelha, maria-cavaleira-pequena, cabeçudo, patinho e outros muitos podemos escutar em toda a trilha, em especial chamou a atenção do Gabriel a vocalização da galinha-do-mato (Formicarius colma), ele conseguiu uma ótima gravação da espécie e um ótimo registro para a região, tentei fazer uma foto mais só escutava ela vocalizar perto, sai da trilha e entrei no meio da mata fechada para tentar um registro fotográfico mais não obtive sucesso, por enquanto fica só a gravação do Gabriel Mello e a vontade de fotografa-la. Na volta pude observar o limpa-folha-de-testa-baia (Philydor rufum) fazendo jus ao seu nome.

                                           O grupo nas trilhas internas..



   galinha-do-mato (Formicarius colma) By> Gabriel Mello by Paulo Victor 30


                             cabeçudo (Leptopogon amaurocephalus)


                   limpa-folha-miúdo (Anabacerthia amaurotis)

                patinho (Platyrinchus mystaceus)


                 limpa-folha-de-testa-baia (Philydor rufum)


E isso ai amigos,muito outras especies foram vistas no local e a lista de Magé hoje esta com 223 especies, graças a estes registros que fizemos neste dia e aos registros de amigos que tem vindo fotografar em Magé, ainda tem muita coisa para se explorar, venha fazer parte do levantamento de aves de Magé e so me procurar hehehe...
Até a próxima passarinhada!!!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Paulo, sem dúvida foi um dia muito interessante, do ponto de vista ornitológico. Esperamos voltar lá em breve, o lugar é muito bom e recomendadíssimo. Ótima mata Atlântica no pé da Serra dos Órgãos, lugar que todo mundo deveria conhecer um dia.
Grande abraço!
Daniel.