segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Passarinhada rápida nos Mangues de Suruí.


Numa bela manha de sábado na companhia do amigo FilipeLeivas (primeiro membro ativo do AmoAves), fomos novamente a área do 4° e 5° distrito de Magé que inclui , Mauá, Suruí, Barão de Iriri entre outros, a primeira parada foi em Mauá onde fomos visitar o projeto Mangue vivo fundado pela  Onda azul com parceria da CRT, saiba mais em;Mague Vivo, porem neste dia não encontramos ninguém no local então decidimos ir para a  praia de são Francisco afim de fotografarmos alguns gaivotões, no meio do caminho fizemos uma pequena parada na Guia de Pacobaíba onde foi construída a primeira ferrovia do Brasil.

Um breve histórico:

Em 1854, Irineu Evangelista de Souza inaugurou a primeira ferrovia do Brasil, com bitola de 1,676 m, ligando o porto de Mauá, no "fundo" da baía de Guanabara, a Fragoso, estação situada a cerca de 14 km, e ali rodou a Baroneza, a primeira locomotiva a percorrer uma linha no Brasil. A E. F. Mauá foi estendida em 1856 até Raiz da Serra e dali pretendia subir a serra de Petrópolis para alcançar essa cidade, fato que ocorreu apenas 30 anos mais tarde, mas por outra empresa, a E. F. Príncipe do Grão Pará, que acabou por comprar a E. F. Mauá em 1888 e reduzir sua bitola para métrica para acabar com a baldeação em Raiz da Serra. Em 1890, tudo passou a ser propriedade da E. F. Leopoldina. A partir do momento em que esta chegou a Piabetá com sua linha vinda da estação de Barão de Mauá, no Rio, o trecho entre Piabetá e Mauá passou a ser apenas um ramal. Em meados dos anos 60, o tráfego entre essas duas estações foi suprimido e a ferrovia desde então está abandonada.


 Guia de Pacobaíba com a baía de Guanabara ao fundo.(foto:O observador)


Quando chegamos notamos que a maré estava bem baixa. Pude  observa um Savacu tentando engolir uma cabeça de peixe que pelo visto era maior que sua boca, fiquei observando a sua gula, ele fez varias tentativas de tentar engolir inteira, mais todas frustradas, era muito guloso este bicho.


savacu (Nycticorax nycticorax) 

 savacu (Nycticorax nycticorax) 

 
Depois fomos a caminho da Praia de São Francisco, chegando no local podemos comprovar que realmente a maré estava super baixa e por esta ocasião a orla estava lotada de garças,socos e savacus, no maior relax, paramos ali mesmo e fizemos a festa, fotografamos elas em voo, pousada se alimentando brigando era uma algazarra.

 Avistei ali mais afastada um pouco a garça moura, um lifer para mim fiquei tão entretido fotografando ela que não notei a movimentação no meio da Baia de Guanabara....


Eu fotografando algumas garças.


 Filipe Leivas e as garças..

 garça-branca-grande (Ardea alba) em pleno voo


 garça-branca-grande (Ardea alba) pousando


savacu (Nycticorax nycticorax) jovem


 garça-branca-pequena (Egretta thula)


 garça-moura (Ardea cocoi)

  garça-moura (Ardea cocoi)

... o Filipe me chamou e perguntou o  que seria aquela movimentação de aves, fiquei impressionado pela quantidade de Biguás que se reunia naquele ponto, deveria ter mais de mil aves atacando um cardume de peixes que  passava no momento, fiz ate um pequeno vídeo para mostrar a quantidade de aves naquele momento,depois foi chegando também outras espécies como Trinta-reis-de-bando, gaivotão, e mais e mais bandos de biguás que formavam uma linha no céu  observamos também a ação dos tesourões os “piaratas do ar” que roubavam as presas das outras aves, ficamos ali parados por um tempo observando, quase que alugamos um pedalinho que estava ali para se aproximar mais perto rsrs



 O super bando de Biguás atacando o cardume....

 
Filipe fotografando a garça em frente ao bando.

 Foto: Filipe Leivas




 Video do bando.



Depois de muitas fotos pegamos a estrada e fomos a Suruí tentar achar mais algumas espécies, no caminho tinha uma pequena área de mangue paramos ali para tentar registrar a figuinha do mangue , coloquei o playback  ela respondeu porem não nos deu a sua presença, entao fotografamos outras aves por ali alguns carcarás que brincavam no ar e outros, depois  fomos embora.



 urubu-de-cabeça-amarela (Cathartes burrovianus)

 Andorinha-serradora (Stelgidopteryx ruficollis)

 carrapateiro (Milvago chimachima)

 caracará (Caracara plancus)

 no caminho de volta demos uma pequena parada num bar em Barão de Iriri para tomar um refrigerante e descansar um pouco, o Sr.Nicolau um senhor muito simpático nos abordou e perguntou o que estávamos fazendo pois nos viu equipados com  câmeras fotográficas de lentes enormes ele pensou que éramos da prefeitura fotografando a área, explicamos a ele oque realmente estávamos fazendo e ele gostou muito,jogamos uma conversa fora  e ele nos disse que e pescador logo perguntei a respeito de barcos pois minha vontade era de descer o rio e explorar  a sua extensão, ele me disse que tinha um pequeno barco que dava para sair ,porém com a maré e baicha  não foi possível realizar esta saída nesse dia, fui perguntando a ele sobre algumas espécies da região como por exemplo o colhereiro e a garça azul, ele me disse que as vezes nas saídas de pescaria dele já as avistou na beira dos rios, e disse que nos levaria no lugar certo de vê-las, entramos no carro dele e gentilmente nos levou no suposto local. chegando  de dentro do carro mesmo eu vi um ponto rosa no meio do rio que estava com bastante lama, não acreditei mandei ele parar o carro na hora dali de dentro mesmo fotografei o colhereiro depois de fazer a foto de registro sai do carro e fui para melhorar a foto, fotografamos e observamos aquela ave rosa linda...


 colhereiro (Platalea ajaja)

  colhereiro (Platalea ajaja)

 colhereiro (Platalea ajaja)

 
Ali perto o Filipe me disse que tinha outra coisa mais afastada caminhando na lama, quando olhei pela lente da câmera confirmei, era a Garça azul, saímos correndo para franquear e conseguir uma posição melhor entramos no meio da vegetação do mangue e conseguimos ficar bem perto dela, foi muito emocionante conseguir registrar as duas espécies que queria, e uma quase do lado da outra, agradeço muito ao Sr.Nicolau que nos proporcional este momento.

 garça-azul (Egretta caerulea)

  garça-azul (Egretta caerulea)

 garça-azul (Egretta caerulea)

  garça-azul (Egretta caerulea)

 Filipe Leivas e o Sr.Nicolau na área em Barão de Iriri que faz parte da APA Guapimirim.


Depois de muitas fotos entramos no carro novamente e  fomos em algumas áreas de mangues da APA de Guapimirim, e ficamos rodando um pouco em algumas áreas que seria possível uma exploração a barco, observamos alguns Martinho-pescador do outro lado da margem e dois indivíduos de savacu-de-coroa que eu infelizmente  assustei sem querer.... avistei uma garça moura pousada na ponta de um galho no meio do rio então tentei fazer uma aproximação só que na margem onde eu estava tinha um individuo de savacu-de-coroa ao qual se assustou e bateu em retirada assustando também a garça e outro individuo que estava do outro lado do rio , eh assustei geral =/..... 
Bem amigos ate a próxima passarinhada e ande com bastante cautela e atenção para não espantar as aves rs rs.

Nenhum comentário: